A Luta contra Listeria Monocytogenes

A Luta contra Listeria Monocytogenes

A Listeria monocytogenes é uma bactéria patogênica que se tornou um grande desafio para as indústrias de alimentos. Esta bactéria é uma das principais causas de morte por doença transmitida por alimentos.

Um importante aspecto a ser considerado nas indústrias de alimentos é o fato de existirem cepas de L. monocytogenes persistentes, as quais são capazes de permanecer meses, ou até anos, no ambiente de processamento, podendo assim provocar contaminações recorrentes no produto final

MAS ENTÃO O QUE DEVE SER FEITO PARA COMBATER A LISTERIA MONOCYTOGENES?

Para evitar a proliferação da Listeria Monocytogenes, a inspeção do processo de produção deve contemplar os seguintes aspectos:

  • Avaliação das instalações e equipamentos com o objetivo de evitar a contaminação cruzada;
  • Avaliação das facilidades de limpeza dos equipamentos utilizados;
  • Avaliação dos hábitos higiênico-sanitários e de higiene pessoal dos funcionários;
  • Avaliação das condições da matéria-prima e dos procedimentos tecnológicos de elaboração dos produtos de origem animal prontos para o consumo;
  • Avaliação dos métodos utilizados pelo estabelecimento, para reduzir a contaminação biológica dos produtos de origem animal, prontos para o consumo, embalados;
  • Avaliação dos métodos utilizados pelo estabelecimento, para suprimir a multiplicação do microrganismo nos produtos de origem animal, prontos para o consumo, embalados.

A utilização de um sanitizante eficiente no combate da Listeria é algo bastante raro. Ácido Peracético, quaternário de amônia e Álcool 70 não são eficientes nesse combate.

A Energis 8 Soluções em higiene profissional possui uma gama de procedimentos e um produto em específico que é próprio para o combate da Listeria e também na prevenção contra contaminações deste porte.

Entre em contato e solicite uma análise de caso para melhores indicações.

1
Olá,
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar com a gente estamos por aqui.
Powered by