Controle do Cancro Cítrico

O que você precisa saber sobre essa bactéria que atinge plantações principalmente de laranja e limão por todo o Brasil

O cancro cítrico, causado pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri, afeta todas as espécies e variedades de citros de importância comercial. Com origem na Ásia, onde ocorre de forma endêmica em todos os países produtores, foi constatado pela primeira vez no Brasil em 1957, nos Estados de São Paulo e Paraná.

Os impactos desta doença estão relacionados à desfolha de plantas, à depreciação da qualidade da produção pela presença de lesões em frutos, à redução na produção pela queda prematura de frutos e à restrição da comercialização da produção para áreas livres da doença.

A disseminação da bactéria ocorre por diferentes meios. Em condições naturais, sem a influência direta do homem, dá-se principalmente por respingos de chuvas.

Quando estes ocorrem juntamente com ventos, a disseminação dá-se a média/longa distâncias, podendo a bactéria atingir outros pomares. Materiais contaminados, como mudas, restos de cultura (folhas, frutos), equipamentos de colheita, máquinas e implementos agrícolas permitem a dispersão a longa distância, pela influência do homem, podendo introduzir a doença em regiões ou países sem histórico de sua ocorrência.

Somando ao viés de atuação no setor de Agronegócio que já é de expertise do Grupo Energis 8 Brasil, a Energis 8 Soluções em higiene profissional, juntamente com seu fabricante exclusivo de produtos saneantes e de combate microbiológico, a Nippon Chemical, criou o NIPPOQUAT 125.

Trata-se de um Quaternário de amônia de 5ª Geração (Cloreto de didecil dimetil amônio), com poder de ação bactericida, fungicida e virucida, sendo desenvolvido exclusivamente para pulverização e lavagem de superfícies fixas, equipamentos e utensílios que estejam diretamente relacionados na colheita, separação, transporte e manuseio das frutas cítricas.

ATENÇÃO: O Nippoquat 125 não deve ser pulverizado diretamente nas frutas.

Fonte: Fundecítrus; https://www.fundecitrus.com.br/doencas/cancro

1
Olá,
Caso tenha alguma dúvida ou queira conversar com a gente estamos por aqui.
Powered by